Começa hoje e decorre até domingo a Festa do Avante 2018

0

Começa hoje e decorre até domingo, na Quinta da Atalaia, no Seixal, mais uma edição da Festa do AVANTE, que há já muitos anos deixou de ser um evento puramente político para se tornar um evento cultural e o cartaz deste ano traz alguns nomes de luxo como Ana Bacalhau, Carlão com António Zambujo e Manel Cruz, Jorge Palma com Tim e Camané, Marta Pereira da Costa, Orelha Negra, Sérgio Godinho e os incontestáveis xutos & Pontapés.

O recinto da Atalaia vai ter vários palcos a funcionar: Palco 25 de Abril e Auditório 1º de Maio com Música; o Avanteatro vai acolher o Teatro, Música, e Cinema; o Palco Arraial recebe Ranchos e Grupos Corais; no Cineavante! vão passar Documentários, filmes de Ficção e Animação; o Palco Solidariedade apresenta Música, tal como o Palco Novos Valores; o Palco Alentejo acolhe Música e Debates; o Café-Concerto de Lisboa apresenta Música e Debates, tal como o Palco Setúbal; o Palco Agit recebe Música e Workshos; o Espaço Fado apresenta Música e há ainda Programação para a infância, Gastronomia e Artesanato.

Do cartaz musical deste ano fazem parte os nomes de 47Soul, Carlão com António Zambujo e Manel Cruz, Boss AC, Vado Más Ki Ás, Os Tubarões, Couple Coffee, Sérgio Godinho, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Gaiteiros de Lisboa, Paulo Bragança, Aldina Duarte, Janita Salomé, Sangre Ibérico, Tributo às Independências (Tete Alhinho, Manecas Costa, Nelo Carvalho e Micas Cabral), Sharrie Williams, The Twist Connection, Triquel, Capitão Fausto, André Fernandes, Bizarra Locomotiva, DAPUNKSPORTIF, The Legendary Tigerman, Xutos & Pontapés, Orelha Negra,

Carlos Barreto Locomotiv, Vítor Bacalhau, Slim Paul, Budda Power Blues, Dead Combo, Kumpania Algazarra, Marta Pereira da Costa, The Black Mamba, Mário Franco Quinteto, Ana Bacalhau, José Barros e Navegante com os Alentejanos da Damaia e Tocá Rufar, e Jorge Palma com Tim e Camané.

Para além de um programa musical de luxo, o cartaz desta edição tem também uma programação especial dedicada aos mais pequenos, que vai decorrer em diferentes espaços: No Avanteatro será apresentada no sábado a peça Adormecida, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágua, e no domingo a peça Pastéis de Nata de Bach, pela Companhia de Teatro de Almada. No Cineavante as manhãs de sábado e domingo, estão reservadas para os mais pequenos, onde será exibida a Sessão Monstrinha, com vários filmes de animação.

No Espaço Ciência vai ser possível conhecer e participar nas experiências sobre os fenómenos extremos da natureza (clima, sismologia, vulcanismo), Auditório 1º de Maio – Concerto para Bébés, Palco Setúbal – Conto um Conto e Tu Acrescentas um Ponto, Festinha do Livro – hora do conto e oficinas de ilustração e, claro, no Espaço Criança, entre outros.

Durante três dias vão decorrer ateliers de Origami, Dedoches, Slackline, materiais reciclados, instrumentos musicais, modelação de barro, ou simplesmente descansar ou brincar com as suas famílias; atividades de música, yoga, circo da matemática, espectáculos de animação, jogos de água e modelagem de balões, parede de escalada, slide, xadrez, matraquilhos e os jogos tradicionais.

Serão ainda vários os palcos com programação infantil, no Auditório 1º de Maio, Concerto para Bébés (sábado), no Café Concerto (domingo) os mais pequenos podem ver os Homi Má Mufunado na Mundo e no Palco Setúbal (sábado e domingo) Eu Conto um Conto e Tu Acrescentas um Ponto.

Teatro, Cinema, Exposições de Artes Plásticas e Fotografia, Debates e uma Feira do Livro completam o programa cultural da Festa, para além da Gastronomia e do Artesanato.

O programa desportivo inclui várias provas e exibições de mais de 45 modalidades, muitas de alta competição, e outras modalidades desportivas e recreativas de raiz profundamente popular. Destaque para a Corrida e Caminhada da Festa e para o Passeio de Cicloturismo; e ainda para exibições de Artes Marciais, Boxe e Kikboxing, Sarau Gímnico, Danças de Salão, Patinagem Artística, Bocia, Hóquei em Patins, Basquetebol, Futsal, Desporto Adaptado em Cadeira de Rodas, Malha Tradicional e Chinquilho, Matraquilhos, Xadrez, Slide, Jogos Tradicionais e a Corrida e Caminhada da Festa. Este ano vão participar mais de 350 associações e colectividades de cultura, recreio e desporto.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This