Costa de Santo André e Fonte do Cortiço voltam a receber Bandeira Azul em 2019

0

As praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço, no Município de Santiago do Cacém, voltam  a receber o galardão Bandeira Azul, símbolo de qualidade das duas zonas balneares.

Um anúncio foi feito esta manhã em Conferência de Imprensa pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul.  Para além de valorizar a qualidade ambiental das praias, são realizadas, ao longo da época balnear, ações cujo objectivo principal é educar para a conservação, proteção e melhor gestão dos ecossistemas marinhos e terrestres.

Em 2019, o Programa Bandeira Azul mantem a parceria com o Oceanário de Lisboa e o tema escolhido para abordar nas actividades de Educação Ambiental, a desenvolver este ano é  “Do Rio ao Mar Sem Lixo”.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém candidatou 11 ações de Educação Ambiental todas elas aprovadas. São elas: “O Lixo não é culpado, o culpado é quem o abandona”, Ação de Formação “Construção Sustentável” , “As Aventuras da Mimosa”, “Biblioteca na Praia”, “Do Rio ao Mar Sem Lixo”, “Extraviados no Festival”, “Galp – Terra de Esperança”, “O melhor resíduo é aquele que não é produzido”, “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar Sem Lixo”, “Quinta de Educação Ambiental” e “XIV Limpeza de Praias”.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.