Da Terra Ao Céu – documentário sobre a tradição dos Mastros para ver esta noite em Odemira

0

“Da Terra ao Céu” é o título do documentário produzido pela PédeXumbo – Associação para a promoção da música e da dança, que retrata a tradição dos Mastros no concelho de Odemira, que vai ser apresentado ao público durante o mês de maio.

Com estreia agendada para o Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, nesta sexta-feira, dia 3 de maio, estão agendadas outras cinco sessões a realizar em São Luís (4 de maio), Santa Clara-a-Velha (5 de maio), Vale de Santiago (6 de maio), Cinema Girassol em Vila Nova de Milfontes (7 de maio) e S. Martinho das Amoreiras (8 de maio), sempre com início marcado para as 21.30 horas, com entradas livres.

No âmbito das apresentações em São Luís e Santa Clara-a-Velha, serão dinamizadas, durante a tarde, oficinas de dança e de produção de flores de papel para decoração dos mastros.

Entre o mar e a serra, do interior ao litoral, o território de Odemira é atravessado uma e outra vez em busca de quem saiba o que é fazer um mastro. Conceitos como fé, sagrado, ritual, promessa, tradição ou celebração vão-se cruzando nas memórias de cada um. Este documentário reúne relatos pessoais que no seu conjunto descodificam ações e práticas de outrora e que hoje encontram novas expressões e contextos. Na vontade de se “chegar mais alto”, o mastro continua a unir comunidades.

Filmado em 2018, surge após o trabalho de investigação e registo das memórias associadas à prática dos mastros tradicionais no concelho de Odemira, que a associação PédeXumbo tem vindo a desenvolver desde 2017. O documentário é da responsabilidade da PédeXumbo, numa co-produção com a ADMIRA – Associação para o Desenvolvimento da Região do Mira, com o apoio da Direção Geral das Artes e do Município de Odemira.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.