Escola Básica n.º 1 do Cercal do Alentejo destaca-se no ranking nacional

0

A Escola Básica n.º 1 do Cercal do Alentejo está no topo do ranking das escolas públicas, ocupando o 4.º lugar na prova de Português ao obter 4 valores de média no exame nacional (numa escala de 0 a 5), o que coloca a escola em 55.º lugar na geral nacional, que incluí as escolas públicas e privadas do país.

A Matemática os resultados também foram positivos, os alunos a atingirem uma média de 3,55 valores o que coloca o estabelecimento em 16.º lugar das escolas públicas e no 86.º lugar no ranking geral.

O bom ambiente na escola e a dedicação dos estudantes são alguns dos fatores apontados para o sucesso dos alunos no Cercal do Alentejo.

“O facto de ser uma escola com um ambiente muito tranquilo e dos alunos ficarem nas mesmas turmas ao longo dos anos, permite que se criem laços fortes de amizade, companheirismo e que se ajudem uns aos outros. O facto dos professores os acompanharem ao longo de vários anos é outro fator que ajuda no sucesso dos nossos filhos” afirmou a mãe Salomé Campos.

Já a mãe, Natércia Pires, destacou o facto de os alunos “gostarem muito de aprender, serem muito amigos, dedicados e estudarem numa escola com um ambiente muito tranquilo, muito diferente dos grandes centros urbanos”.

O aluno Tomé Pires, destacou o facto de ser “uma turma muito pequena, onde os alunos se conhecem desde crianças e onde contam com um corpo docente que os motiva a estudar cada vez mais”. A aluna Jet Vas, considera que “termos os mesmos professores do 5.º ao 9.º ano, faz com os professores nos conheçam muito bem e como as turmas são pequenas tem uma maior atenção a cada aluno e ajudam a superar as dificuldades”.

A professora Célia Silvério, considera que se trata de “alunos com muitas capacidades e com muita vontade de aprender. São jovens muito trabalhadores e com muita vontade de saber sempre mais, o que facilita o nosso trabalho”.

Tiago Canhoto, diretor da escola, destaca o facto de ser um “agrupamento pequeno, num meio rural onde as crianças e as famílias ainda valorizam muito a escola e o facto de termos poucos alunos permite controlar melhor os comportamentos e dar uma atenção especial aos alunos. Depois a qualidade da escola e a dedicação dos alunos e docentes faz com que se consigam estes resultados”.

A Escola EB nº 1 do Cercal do Alentejo conta com cerca de 250 alunos desde o ensino pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.