Feira Ar Puro regressa a Grândola para promover atividades ao ar livre até domingo

0

A 5.ª edição da Ar Puro — Feira da Caça, Pesca e Atividades ao Ar Livre vai regressar a Grândola, no distrito de Setúbal, pelo segundo fim de semana consecutivo, com atividades radicais para todos os gostos.

Organizado pela Câmara de Grândola, o certame, que conta com cerca de 50 expositores, dividiu-se, este ano, em dois fins de semana para “distribuir melhor o número de atividades e permitir que o público possa assistir às iniciativas”, explicou hoje à agência Lusa a vereadora da autarquia com o pelouro do turismo, Carina Batista.

O segundo fim de semana do evento arranca esta sexta-feira, com atividades centradas nos setores da pesca e da caça, animação, exposições e venda de materiais ligados aos segmentos do evento, gastronomia, ‘street food’ e produtos regionais, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola.

“Os dois pavilhões vão ter expositores com artigos ligados à caça e à pesca e associações do concelho que terão também o seu espaço para divulgarem as atividades que desenvolvem, animação e gastronomia”, adiantou.

Até ao próximo domingo, estão previstos concursos de podengos, cães de agarre e de cães cruzados de agarre, corrida de galgos, demonstração de cachorros “coelheiros”, um encontro de matilheiros e atividades equestres, provas de St.º Huberto e atividades culturais, gastronómicas e económicas.

Outro dos destaques vai para a prova de BTT Downhill, que se realiza no percurso da Ermida da Penha, na serra de Grândola, no domingo, e que vai contar com a participação de meia centena de atletas.

“Todas estas atividades já são tradicionais no concelho e estão cada vez mais em desenvolvimento e as pessoas estão mais sensíveis para esta questão da natureza e do desporto, quer a nível competitivo, quer por questões de saúde e bem-estar”, sublinhou Carina Batista, que espera ultrapassar “a fasquia dos cinco mil visitantes”.

O primeiro fim de semana do evento, que se realizou nos dias 25 e 26 deste mês, levou até Grândola “atividades ligadas ao mar e à aventura”, como wakeboard, surf e bodyboard, pesca em kayak, kitebuggy e carros à vela, stand up paddle, yoga, documentários e exposições, distribuídas pelas freguesias de Melides, Carvalhal e Troia.

A feira Ar Puro visa “a promoção dos recursos cinegéticos, das potencialidades para a pesca desportiva de mar e de água doce, do património natural do concelho e divulgar a sua vocação para as atividades de lazer ao ar livre e de todas as componentes da oferta turística do concelho “, segundo o município.

“É uma feira que está em expansão e em desenvolvimento, mas que é importante para mostrar as potencialidades do concelho e a apetência que o município tem para estas modalidades desportivas, a caça, a pesca e as atividades ao ar livre, entre a serra e o mar”, destacou a autarca.

Este ano, o Dia Mundial da Criança, no sábado, será assinalado no recinto da feira com um conjunto de iniciativas dedicadas aos mais novos, tendo a organização optado por não cobrar entradas durante os três dias do certame, que conta com um orçamento de 15 mil euros.

O programa musical prevê animação diária no recinto da feira com grupos de música tradicional alentejana.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.