Festas de Maio e Feira do Interior do Concelho de Odemira já estão a decorrer em Amoreiras-Gare

0

Começou hoje e decorre até domingo, 5 de maio, em Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras, as Festas de Maio e a 16ª Feira do Interior do Concelho de Odemira.

A abertura oficial decorreu esta manhã e contou com intervenções João Vilhena, Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, Nuno Duarte, Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, Ana Aleixo, Presidente da Assembleia Municipal de Odemira, e de José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira. “Mais que uma festa de diversão e lazer, as Festas de Maio também promovem o interior e contribuem para o desenvolvimento económico da região”, nas palavras do autarca odemirense.
A comitiva foi recebida pelos cantares de crianças da terra e do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare. 

Este evento mobiliza anualmente milhares de visitantes e do programa fazem parte dezenas de atividades, com grande destaque para o cante alentejano, artesanato e produtos locais. A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

A componente cultural será dinâmica com um programa preenchido ao longo dos cinco dias do certame.

Na tarde de 1 de maio, a partir das 15.00 horas, decorrerá a 14º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com a participação de Cantadores de Baldão e Despique da Região e de Cantares do Minho. A tarde de domingo, dia 5 de maio, será dedicada ao Cante Alentejano, com a atuação dos grupos Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Era uma vez…o cante! – Grupo de Cantares Alentejanos de Vendas Novas, Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, Grupo Coral Raízes do Cante (Cuba) e o Grupo de Alunos do Centro Valorização da Viola Campaniça e Cante de Improviso. Ao longo dos cinco dias haverá diversos espetáculos nos dois palcos do recinto, com a atuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais de Faralhão (Setúbal), Pedro Mestre e Amigos, Associação Jazz e Não Só, Grupo Musical Falta Um, Banda Filarmónica de Odemira, Grupo Musical Amoreirense, Grupo Relíquias D’Outrora, Grupo Incantus – Tocares e Cantares de Avelãs de Cima (Anadia), Grupo Musical Atar e Por ao Fumeiro, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim e Grupo Coral Musical “Os Alegrias” da Casa Povo Vendas Novas. As noites de sexta e sábado serão preenchidas com espetáculos de variedades com Luciana Abreu e o Grupo Banza, seguidos de bailes.

A preocupação com o desenvolvimento e dinamismo económico também está patente no programa. Na sexta-feira, 3 de maio, pelas 15.00 horas, destaque para a realização do colóquio dedicado ao tema “Pilares para o desenvolvimento do interior”, com incidência no Turismo, Floresta, Produtos regionais e Políticas Públicas.

Na componente desportiva, as Festas de Maio recebem, amanhã dia 1 de maio, o evento “Pelos Trilhos do Montado”, que inclui o 3º Grande Prémio de Atletismo Festas de Maio e 4ª Caminhada Festas de Maio.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.