Festival do Tomate para visitar em Alvalade e Mimosa até domingo

0

A freguesia de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém recebe a partir de hoje e até domingo, a 5.ª edição do Festival do Tomate.

Uma iniciativa que pretende impulsionar a economia local através da promoção da gastronomia da região e, essencialmente, do tomate, considerado como património gastronómico local pelas suas propriedades.

A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.

Participaram na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.

O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 hectares.

A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.