Festival Liberdade em Vila Nova de Santo André recebeu mais de 15 mil visitantes

0

Os mais de cerca de 15 mil visitantes que viveram e participaram na 7ª edição do Festival Liberdade, que ocorreu este fim-de-semana em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, puderam conhecer e desfrutar este projeto ímpar da Juventude que reflete a dinâmica da Região de Setúbal.

O Festival Liberdade 2019 contou com o envolvimento de uma centena de estruturas de juventude da Região e cerca de novecentos jovens empenhados diretamente nas diversas iniciativas que decorreram pelo Palco Paz, Palco Igualdade, Tenda Juventude, Mostra Associativa, Espaço Desporto, Arte em Liberdade e pelas ruas do recinto, nas áreas da música, dança, teatro, cinema, desporto, artes visuais e debates.

Rui Garcia, Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), afirmou que o Festival é «um contributo para reforçar o movimento associativo juvenil, reforçar a atividade das autarquias na área da juventude e reforçar o desenvolvimento cultural e social da nossa Região, sendo este o objetivo fundamental que move esta Associação de Municípios».

A “abertura oficial” do Festival Liberdade 2019, realizada em jeito de visita institucional ao recinto e iniciativa do Festival, decorreu ao final da tarde do dia 28 – primeiro dia do evento – e contou com a presença do Presidente AMRS, Rui Garcia, da Secretária-Geral da AMRS, Sofia Martins, do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e de vários eleitos com responsabilidades da área da Juventude.

O Presidente do concelho anfitrião deu as boas-vindas a todos os presentes, manifestando que «é uma grande honra receber pela primeira vez o Festival aqui no concelho e, também, pela primeira vez, a sul do distrito, no Litoral Alentejano».

Destaque ainda para atuação surpresa do Grupo Coral da Vidigueira, na abertura dos espetáculos do Palco Liberdade (palco principal), que pôs os milhares jovens visitantes a cantar, em coro, as suas modas de cante alentejano.

Bispo, Mundo Segundo & Sam The Kid, Karetus, Papillon, Mishlawi e HMB foram os cabeça de cartaz do Festival Liberdade 2019, colocando o Centro Equestre de Santo André – local do festival – ao rubro, com vários artistas a saudarem em pleno espetáculo a importância do Festival Liberdade e da sua filosofia de afirmação da liberdade e da participação da juventude. 

À semelhança dos anos anteriores o Presidente da AMRS, revelou que a próxima edição, Festival Liberdade 2020, será realizada no concelho de Sesimbra, deixando um apelo à participação de todos na construção e participação neste grande projeto regional.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.