Limpeza da Ribeira de Brescos em Santo André praticamente concluída

0

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, em conjunto com a Junta de Freguesia de Santo André, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), está a proceder a trabalhos de limpeza na Ribeira de Brescos, em Santo André.

A operação, que está praticamente concluída, pretende evitar que numa situação de chuvas intensas e consequente aumento do caudal da ribeira a estrada municipal 1085 fique submersa.

O Vereador com o pelouro da Proteção Civil, Albano Pereira, avançou que “depois de uma reunião entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o ICNF e a Junta de Freguesia de Santo André se verificou a necessidade se fazer uma limpeza, com a desmatação da Ribeira de Brescos, e o seu desassoreamento”. Parte dos trabalhos foram executados pelo ICNF, nomeadamente “a desmatação da linha de água respeitando e mantendo árvores ao longo das margens, que são necessárias para conter o arrastamento das terras” adiantou o Vereador. De acordo com o autarca, o processo envolve o “destroçamento das canas e das silvas ao longo da linha de água”, numa extensão de cerca de um quilómetro, para facilitar o escoamento.

A Câmara Municipal assegurou os serviços de “desassoreamentos e recolha de algumas canas soltas dentro do leito da ribeira. Surgiu a necessidade de fazer a jusante da ponte de Brescos o alargamento de uma das passagens da água que estava completamente obstruída para que o escoamento fosse mais célere” adiantou o vereador.

O Autarca sublinha que, depois de concluídos os trabalhos de limpeza na Ribeira de Brescos, a Autarquia se manterá atenta a situações de possíveis obstruções apelando aos munícipes que alertem caso verifiquem alguma anormalidade.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This