Mercado de Porto Covo recebe exposição sobre comissões de moradores do concelho de Sines

0

O Mercado de Porto Covo recebe, a partir de hoje e até ao final de julho, a exposição “Comissões de Moradores do Concelho de Sines: da tradição à Modernidade”, projeto da Câmara Municipal de Sines desenvolvido no âmbito programa Tradições da EDP.

A exposição, sobre a história das Comissões de Moradores do concelho de Sines, é da responsabilidade do Arquivo Municipal e foi elaborada a partir dos documentos e dos testemunhos recolhidos entre 2016 e 2018.

O projeto teve como objetivo assegurar a sobrevivência das tradições populares numa zona que sofreu rápidas e profundas alterações socioeconómicas e registar a forma como as Comissões de Moradores as transpuseram para a nova realidade emergente e lhe deram continuidade.

O seu término, em setembro de 2018, não significa o final do trabalho de promoção de cidadania e recolha da memória oral no concelho.

O projeto permitiu a recolha de testemunhos da geração que viveu a transição do Estado Novo para a democracia, testemunhando as alterações trazidas pelo complexo industrial e a forma como manteve as suas tradições vivas através da atividade das Comissões de Moradores.

Durante o mês de agosto a exposição estará patente no Mercado Municipal de Sines.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This