Ministra do Mar assina este sábado a duplicação do terminal XXI em Sines

0

A ministra Ana Paula Vitorino dá, este sábado, luz verde para a terceira fase de expansão do Terminal XXI em Sines, com um investimento de 547 milhões de euros a realizar pela PSA Sines. O prazo de concessão será prolongado até 2049.

O investimento de 547 milhões de euros será concretizado pela PSA Sines na vigência do contrato de concessão alargado, que agora irá até 2049, o que, segundo Ana Paula Vitorino, “incluirá a expansão de 40% na área ocupada, aumentando o cais de acostagem e instalando novos pórticos gigantes e também novos equipamentos de movimentação de contentores”.

As futuras obras da terceira fase de expansão do Terminal XXI vão aumentar a frente de cais para os 1.950 metros, repartidos entre 1.750 metros frontais e mais 200 metros, o que permitirá atracar simultâneamente quatro navios porta-contentores da última geração em Sines.

A infraestrutura de armazenagem também vai aumentar dos 42 hectares existentes para uma futura área total de 60 hectares o que, segundo Ana Paula Vitorino, “praticamente duplicará a capacidade instalada”, passando dos 2,3 milhões de TEU (a unidade-padrão para um contentor com 20 pés de comprimento) para 4,1 milhões de TEU.

Serão instalados mais nove pórticos “super post-panamax”, podendo ainda ser instalado um décimo pórtico. Além disso, o alargamento do Terminal XXI contará com mais 30 pórticos de parque e novos equipamentos de transporte, criando assim as condições para aumentar o número de trabalhadores contratados, que deverá crescer além dos cerca de mil que já trabalham neste terminal portuário.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.