Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural inaugurou a Santiagro 2019

0

Está a decorrer até ao próximo domingo a 32.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, no Parque de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém. A cerimónia de inauguração oficial, que decorreu dia 30 de maio, quinta-feira, e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou o impacto que o certame tem na economia local, pois trata-se de “uma montra do que de melhor se produz no nosso Concelho e na região. A Santiagro é uma janela de oportunidades de negócios que se assume, cada vez mais, como um ponto de encontro de produtores e produtos e que divulga e potencia dinâmicas locais.” O Autarca frisou a importância que o certame representa para a economia local “que pela sua natureza é um veículo de promoção do território, tendo vindo a alcançar uma progressiva relevância do ponto de vista turístico.”

Apesar do ambiente dinâmico sentido na Santiagro, Álvaro Beijinha não deixou de manifestar a sua preocupação relativamente à situação de seca grave sentida na região. Segundo informações da Associação de Beneficiário de Campilhas e Alto Sado este ano deixarão de ser plantados 370 hectares de culturas de regadio. Situação que levou o Autarca a solicitar ao Ministro da Agricultura “que sejam adotadas rapidamente medidas que apoiem os nossos agricultores a fazer face às consequências desta seca severa.”

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, sublinhou a relevância do setor agrícola do Concelho de Santiago do Cacém, “que se destaca pela sua pujança e dinâmica, que está a contribuir cada vez mais para o crescimento do nosso país ao revelar um crescimento acima do resto da economia.” Capoulas Santos referiu o montante de 1,3 milhões de euros em projetos aprovados, até à data, na área do regadio. Manifestou, igualmente, a sua preocupação relativamente às alterações climáticas e às situações de pragas, apontando o caminho da inovação e da ciência para responder aos novos cenários.

A Santiagro realiza-se até domingo, dia 2 de junho. Com um orçamento a rondar os 230 mil euros, as expetativas são, este ano, de ultrapassar os 40 mil visitantes de 2018.

Os visitantes têm ainda para ver as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Santiagro 2019 conta com mais de 200 que trazem muitas novidades.

A feira conta ainda com um forte cartaz musical, com os concertos de Jimmy P (31 de maio); Bárbara Bandeira e Profjam (1 de junho) e o encerramento será com a fadista Ana Moura (2 de junho).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.