A ação policial, desenvolvida ao longo dos últimos dias, visou o combate ao tráfico internacional de estupefacientes por via marítima e contou com o apoio estratégico da Marinha, da Força Aérea e do Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos (MAOC-N).

A intervenção teve início após a identificação de uma Embarcação de Alta Velocidade (EAV) suspeita.

A lancha, tripulada por indivíduos não identificados, encontrava-se a navegar junto à costa portuguesa sem qualquer justificação aparente, o que desencadeou a resposta imediata das autoridades.

No decorrer da operação, foram também realizadas buscas domiciliárias que resultaram na apreensão de uma viatura com matrícula falsa, de equipamentos de comunicações e de várias câmaras de videovigilância que estavam estrategicamente posicionadas para monitorizar e controlar os movimentos das forças policiais na zona.

Os quatro detidos têm idades compreendidas entre os 16 e os 43 anos. Os suspeitos serão presentes esta sexta-feira ao primeiro interrogatório judicial, no qual serão determinadas as respetivas medidas de coação.

A investigação criminal prossegue sob a responsabilidade da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ e da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, com o objetivo de apurar todas as ramificações desta rede de narcotráfico.