O novo espaço tem como grande objetivo, segundo a autarquia, “agregar um conjunto de serviços de modo a facilitar a relação com os(as) munícipes e dar uma resposta eficiente às suas solicitações”.

O BUM irá funcionar no edifício localizado ao lado da Câmara Municipal, nas antigas instalações da Mercantil, e neste espaço será possível tratar de assuntos referentes ao ambiente, a águas e saneamento, a transportes, a mobilidade e trânsito, a urbanismo, ao cemitério.

No novo espaço, a população pode também, “realizar pagamentos de faturas, efetuar pedidos de intervenção no espaço público, solicitar apoio institucional ou atendimento técnico (mediante marcação), e obter o cartão sénior municipal ou o cartão municipal o “Engenhocas” e, ainda, deixar sugestões e reclamações, ou seja, tudo aquilo que pressupõem os serviços de atendimento da Câmara Municipal”.

O Balcão Único Municipal integra a operação "Santiago do Cacém Digital +" com um investimento total de 425.127,53 euros e é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 com uma comparticipação do Fundo Social Europeu (FEDER) de 361.358,40 euros. A contrapartida do município é de 63.769,13 euros.