O Hospital Particular do Alentejo toma o lugar da maior e mais antiga clínica estabelecida na região – a CLÍDIS, Clínica de Diagnósticos de Sines – que opera há 44 anos, em conjunto com vinte e quatro postos de colheitas de análises clínicas, espalhadas pelos distritos de Setúbal e Beja.

Para se transformar em hospital, houve necessidade de executar grandes alterações físicas ao edifício, por forma a que agora seja possível disponibilizar duas salas de bloco operatório, um internamento, uma unidade de cuidados intermédios e um serviço de imagiologia renovado que possui tecnologia diferenciada, nomeadamente a única ressonância magnética da região.

Esta obra ascendeu a mais de 7 milhões de euros, alcançando uma área de construção de 4.000m2 que se distribuem por 5 pisos.

Nesta remodelação as questões ambientais e de sustentabilidade não foram esquecidas, estando o Hospital Particular do Alentejo equipado com isolamento térmico e acústico, iluminação 100% led, utilização da energia solar para produção de água quente e eletricidade e ainda sistema de climatização inteligente e automatizado.

O Grupo HPA Saúde tem planeado num futuro próximo construir de raiz um edifício em espelho relativamente a este original, prevendo-se que aí se estabeleçam a maior parte dos serviços de ambulatório, permitindo que no edifício atual se expanda por exemplo o internamento.

O Hospital Particular do Alentejo vem reforçar a presença que o Grupo HPA Saúde marca na região desde 2017, altura em que decidiu iniciar aí a sua atividade, cuja capacidade atual inclui, além do novo hospital, quatro clínicas (em Vila Nova de Milfontes, São Teotónio, Odemira e Beja).

O Grupo HPA Saúde que assinalou em maio deste ano 25 anos, presta cuidados a toda a região algarvia e, além do Alentejo Litoral, tem também presença na ilha da Madeira, integrando seis hospitais, doze clínicas e variadas empresas ligadas à saúde, como ambulâncias privadas, parafarmácias, serviços de Análises Clínicas, Imagiologia, Medicina Nuclear e Intervenção Cardiovascular, entre outras.