Porto de Sines e Autoridade Portuária do Peru reforçam segurança contra o narcotráfico
O Porto de Sines em Portugal e o Peru assinaram um acordo portuário estratégico com o objetivo de reforçar a cooperação bilateral na luta contra redes criminosas internacionais. O anúncio foi feito em Lisboa pelos respetivos ministros dos Negócios Estrangeiros, na sequência de uma reunião bilateral focada em questões da atualidade global.
O compromisso formalizado entre a Autoridade Portuária Nacional do Peru e o Porto de Sines, celebrado antes do início dos trabalhos diplomáticos oficiais, visa blindar as infraestruturas marítimas de ambos os países contra ameaças transnacionais de grande escala, com especial enfoque no combate ao narcotráfico, ao contrabando e à lavagem de ativos.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, destacou a importância geoestratégica desta parceria, sublinhando que ambos os países partilham a responsabilidade de assegurar a integridade das suas águas. De acordo com o chefe da diplomacia portuguesa, a iniciativa irá reforçar de forma direta a segurança marítima e a resposta conjunta à criminalidade internacional, considerando que se trata de uma preocupação central para Estados marítimos que, devido às suas extensas costas, funcionam como as principais portas de entrada nos continentes sul-americano e europeu.
