Obras do Museu Municipal Pedro Nunes em Alcácer do Sal estão concluídas

0

Estão concluídas as obras de requalificação do Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal. Trata-se de uma grande vitória, após a Câmara Municipal de Alcácer vencer imensas dificuldades.

Iniciadas em março de 2017, após adjudicação e assinatura do ato de consignação entre o Município e a empresa IN SITU, as obras visaram tornar o Museu Municipal Pedro Nunes num espaço adequado às suas funções, sem desvirtuar a outrora Igreja do Espírito Santo, edifício classificado como Imóvel de Interesse Público em 1993. Os trabalhos contemplaram em concreto: o acondicionamento das estruturas arqueológicas, através da proteção e respetivo aterro das mesmas; obras de conservação e manutenção do edifício; restauro dos altares laterais e do altar-mor; restauro e conservação da parede atrás do altar-mor; execução do pavimento; execução de uma casa de banho; remodelação completa da cobertura, com tratamento das asnas existentes e execução de reforços; execução do coro-alto, introdução de espaços e infraestruturas adequados e necessários ao funcionamento do museu (redes elétrica, de incêndio, intrusão, águas e esgotos).

A profunda intervenção de que o Museu foi alvo teve um investimento elegível de 775.140,38 euros, a que corresponde uma comparticipação do FEDER de 658.869,32 euros. A este valor soma-se a intervenção de conteúdos museológicos, que eleva o custo de toda a operação para cerca de 1,5 milhões de euros.

Recorde-se o Museu Municipal Pedro Nunes encerrou ao público em 2007, devido ao avançado estado de degradação do edifício. Entre 2008 e janeiro de 2011 acolheu um ciclo de escavações realizadas pelo Setor de Arqueologia e Museologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que deram a conhecer a ocupação humana deste espaço, do séc. IV a.C até ao séc. XVIII.

A inauguração do renovado Museu Pedro Nunes está agendada para o dia 6 de abril, pelas 15h30.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.