Odemira: Bloco de Esquerda debateu Proteção e Direitos do Animais

0

A deputada do Bloco de Esquerda (BE), Maria Manuel Rola esteve em Odemira no âmbito do trabalho parlamentar na área da proteção e direitos dos animais.

Maria Manuel Rola acompanhada do deputado Municipal Pedro Gonçalves e da dirigente da United Paws Ana Gabriel, deslocou-se ao canil municipal onde foi recebida pelos técnicos e pela Vereadora Telma Guerreiro. A comitiva ficou a conhecer as condições em que se encontram os animais e os projetos planeados para o futuro”.

O BE constatou que “a resposta existente a nível municipal é apenas ao nível dos canídeos, não havendo ainda qualquer resposta municipal para gatídeos e para as inúmeras colónias existentes no concelho”. Foi sublinhada “a grande importância do trabalho ímpar desenvolvido pelas várias associações e voluntários, tanto ao nível do tratamento como ao nível da adoção dos animais recolhidos”.

Depois da visita ao canil municipal realizou-se uma sessão pública na sede do Bloco de Esquerda com a participação de duas dezenas de ativistas de associações formais e informais de muitos lugares, não só de Odemira, mas também de Aljezur, Sines, Santiago do Cacém, Grândola, Milfontes, Relíquias.

Entre as muitas questões levantadas nas várias intervenções, merece destaque a opinião de que “devem ser os Municípios a assumir as suas responsabilidades e a garantir a proteção e bem-estar animal”.

No concelho de Odemira “é urgente uma resposta institucional, tanto ao nível do acolhimento como da esterilização e adoção. Não podem ser as associações a substituir-se a um trabalho que é da competência do município”.

As associações presentes sentiram foi a necessidade de trabalharem em rede e em cooperação próxima umas com as outras para delinearem campanhas e projetos conjuntos para o futuro, como forma de aumentar a eficácia dos seus esforços e de trazerem o problema para as agendas da ordem do dia dos municípios.

Deixar uma resposta

Share This