Odemira: Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita inaugura a FACECO nesta sexta-feira

0

Nesta sexta-feira, dia 22 de julho, pelas 15 horas, o Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, vai estar presente na sessão pública “Odemira Integra – Um concelho ativo no acolhimento e integração”, que irá decorrer na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em S. Teotónio.

O objetivo da iniciativa é dar visibilidade à singularidade do modelo de financiamento definido em Odemira para o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, pois resulta de uma parceria entre entidades públicas, associativas e privadas, a favor da coesão social, facto que o distingue das restantes dezenas de gabinetes espalhados pelo país, bem como a particularidade de ser itinerante, face à dispersão territorial.

Note-se que Odemira definiu uma política local de acolhimento e integração local, traduzida no Plano Municipal para a Integração de Imigrantes, concebido num projeto-piloto com mais 20 municípios do país, sendo que Odemira é o único de todo o Alentejo e com a particularidade de se alicerçar num fórum permanente de reflexão das questões  relacionadas com a realidade imigrante e sob alçada da Rede Social de Odemira – a Comissão Municipal do Imigrante.

Do programa da sessão consta a “Apresentação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM, no concelho de Odemira”, pela Presidente da Direcção da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, Telma Guerreiro, bem como a “Apresentação do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes – Odemira Integra”, pela Vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pela Ação Social e Presidente da Comissão Municipal do Imigrante, Deolinda Seno Luís.

A cerimónia completa-se com “O testemunho das empresas locais no acolhimento e integração de imigrantes”, pela Farm Manager da Sudoberry SA, Sofia Rosendo. A Sudoberry SA está, desde o primeiro momento, envolvida ativamente na implementação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes.

Depois da sessão dedicada à realidade da imigração no concelho de Odemira, o Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita marcará presença na inauguração da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

 

Deixar uma resposta

Share This