Odemira recebe espetáculo final do projeto de inclusão social “Sem Rede”

0

A vila de Odemira recebe, hoje dia 17 de junho, pelas 17.30 horas, o espetáculo final do projeto de inclusão social “Sem Rede”, que conta com a participação de reclusas do Estabelecimento Prisional de Odemira. O espetáculo é aberto a toda a comunidade, com entradas livres.

“Sem Rede” é um projeto artístico, de animação comunitária, construído em parceria pela associação TIC TAC – Associação para a Promoção dos Tempos Livres das Crianças e Jovens e pelo Estabelecimento Prisional de Odemira, sob a direção artística de Marco Telmo Quintino, e com financiamento do Município de Odemira, através do Programa Sinergias Sociais

O projeto é desenvolvido no âmbito das Técnicas de Teatro de Rua e Artes Circenses e visa promover a auto-estima e a criatividade, através da atividade artística, facilitando a inclusão social das reclusas do Estabelecimento Prisional de Odemira e dos utentes das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Desde setembro de 2018 está a ser desenvolvida uma formação em Técnicas de Teatro de Rua e Artes Circenses para a comunidade prisional do Estabelecimento Prisional de Odemira, cujo espetáculo final é agora apresentado.

Entre setembro e dezembro de 2019, serão desenvolvidas ações de animação comunitária, fora do estabelecimento prisional, desenvolvidas por Marco Telmo Quintino e secundadas pelas reclusas formandas em Regime Aberto, para os utentes das IPSS, associações e escolas do concelho de Odemira, que podem extrapolar o limite temporal do projeto e perpetuar-se no futuro.

A reintegração de detidos é uma questão complexa, sendo necessários pessoas, ações e projetos que contribuam para a sua reabilitação e recondução social. Dar a esta população a oportunidade de desenvolver algumas aptidões e descobrir novos interesses e vocações é um dos principais objetivos deste projeto, bem como a dinamização de atividades que envolvam os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social e potenciem as relações interpessoais e com o meio envolvente.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.