Odemira: Semana Gastronómica do Polvo do Sudoeste Alentejano até domingo

0

O Município de Odemira promove a partir de hoje e até domingo, a Semana Gastronómica do Polvo do Sudoeste Alentejano,  que irá decorrer em vários restaurantes do concelho, nas localidades de Almograve, Boavista dos Pinheiros, Longueira, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

Entre os dias 10, 11 e 12 de junho, as melhores iguarias confecionadas com polvo poderão também ser saboreadas nos restaurantes participantes na FEI~TUR – Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza, que decorrerá em Vila Nova de Milfontes.

Serão vários os pratos de polvo disponíveis nas ementas dos restaurantes “Planície” e “O Bernardo” (em Boavista dos Pinheiros), “O Lavrador” (no Almograve), “O Josué” e “João da Longueira” (Longueira), “Oásis” (Praia Furnas-Rio, na Freguesia de Longueira/Almograve), “Fonte Férrea”, “O Tarro” e “O Escondidinho do Poço” (em Odemira), “Mar e Sol”, “Tasca do Celso”, “Taberna do Gil Restaurante Cervejaria” e “Porto das Barcas” (em Vila Nova de Milfontes), “Nelmar”, “Sacas” e cervejaria “I” (na Zambujeira do Mar).

O polvo poderá ser provado das mais diversas formas: em cataplana, polvo à bolhão-pato, arroz de polvo, à lagareiro, salada de polvo, na frigideira com alho, frito, grelhado, salteado, de feijoada, polvo frito à ti carolino, de caldeirada, pataniscas de polvo, polvo panado ou ainda polvo à pescador.

A especificidade de habitat aliada à diversidade de alimento dá ao polvo do Sudoeste Alentejano características organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados. Com esta iniciativa a autarquia pretende valorizar um dos melhores produtos da costa odemirense: os polvos capturados na região, de enorme qualidade e de variadíssimas utilizações gastronómicas.

Deixar uma resposta

Share This