Populares manifestam-se contra a expansão da área de estufas em Odemira

0

Dezenas de pessoas manifestaram-se nesta tarde de quarta-feira, à porta do ZMAR, no concelho de Odemira, contra a resolução do Governo que autoriza a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Os manifestantes aproveitaram a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, no Encontro Regadio 2019, que está a decorrer nesta quarta e quinta-feira, nas instalações do ZMAR em Odemira, para protestar contra esta decisão do Governo liderado por António Costa.

Os manifestantes afirmaram “não querer mais estufas, nem a aposta num modelo agrícola que já se mostrou desastroso a muitos níveis para esta região do Litoral Alentejano”.

O Encontro Regadio 2019, organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal e pela ABMira – Associação de Beneficiários do Mira, traz a debate os desafios da articulação entre Agricultura, Ambiente e Território.

Os regantes representados pela FENAREG consideram fundamental o reforço da sustentabilidade ambiental do regadio e a criação de “acordos de responsabilidade” entre as entidades gestoras das áreas protegidas/classificadas e os utilizadores da água para rega.

O evento que termina amanhã, dia 7, vai discutir as medidas propostas pela FENAREG no âmbito de um estudo aprofundado que a Federação apresentou ao Governo, em junho de 2019, apontando caminhos orientadores das políticas públicas de regadio até 2050.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.