Programa Escolhas pretende integrar jovens com actividades ligadas ao mar

0

O Programa Escolhas volta ao município de Sines, com o projeto Entre Nós – E7G. O protocolo entre a Câmara Municipal de Sines (entidade promotora), o Sines Tecnopolo (entidade executora) e o Alto Comissariado para as Migrações foi assinado no dia 21 de março, em Lisboa, e formaliza o início da 7.ª geração do programa.

A cerimónia teve a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

Com a duração de um ano, renovável por mais um, o projeto visa a integração dos jovens, dotando-os de competências sociais, comportamentais e formativas, e apoiando-os na transição para o mercado de trabalho. Os destinatários principais são as crianças e jovens descendentes de imigrantes, a comunidade cigana e jovens que não estudam nem trabalham.
Com atividades para crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, o Entre Nós – E7G foi desenhado com base no tema do mar, incidindo grande parte das atividades nesta área. Está prevista a realização de ações de formação de confeção e reparação de redes de cerco, cursos de nadador-salvador, mergulho amador e introdução à vela e workshops sobre as novas tecnologias ligadas ao mar.Experiências reais em contexto de trabalho em profissões relacionadas com a pesca e com o turismo são outras das atividades programadas.
Paralelamente, o projeto contempla ações que potenciam o empreendedorismo e a construção de projetos de vida, como a ocupação dos tempos livres, e o apoio na aprendizagem da língua portuguesa para alunos estrangeiros, de forma a contribuir para o seu sucesso escolar e para a sua integração.O consórcio do projeto tem a Câmara Municipal de Sines como entidade promotora e o Sines Tecnopolo como entidade executora.
São parceiros a Associação Armadores Pesca Artesanal Costa Vicentina em Sines, a associação Resgate, a Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém, o Agrupamento de Escolas de Sines, a Escola Secundária Poeta Al Berto e a CPCJ de Sines.
O projeto está sedeado, temporariamente, no Sines Tecnopolo, transitando depois, a título definitivo, para o espaço do antigo centro de saúde.
O programa Escolas é promovido pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e pelo Alto Comissariado para as Migrações. É cofinanciado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego / Portugal 2020, com fundos Fundo Social Europeu / União Europeia.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.