Região: Capitania do Porto de Sines alerta para mar agitado e ondulação forte nos próximos dias

0

A Capitania do Porto de Sines em comunicado à imprensa informa toda a comunidade marítima, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas ou que se encontre no mar, para o forte agravamento do estado do mar partir da tarde de hoje, sexta-feira, dia 9 de março, e com especial incidência durante o fim de semana, com previsões de altura da ondulação entre 5 e 7 metros de sudoeste, podendo atingir os 12 metros de altura máxima.

As condições poderão ser muito adversas devido ao vento forte que se fará sentir, podendo atingir rajadas de 85 Km/h.
Nestas circunstancias aconselha-se a adoção de todas as medidas de segurança e de prevenção junto ao mar e que as pessoas se abstenham da prática de quaisquer atividades lúdicas junto à costa nas zonas expostas à agitação marítima.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana desaconselha-se vivamente qualquer atividade junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras, nos molhes portuários e nas praias atingidas pela rebentação das ondas.

Recomenda-se ainda que as tripulações das embarcações de pesca e de recreio redobrem a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança, equacionando o regresso antecipado aos portos de abrigo até que as condições se tornem mais favoráveis, e o reforço das amarrações e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.
Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This