Região: Presidente dos bombeiros do Cercal e Tall Ships distinguidos pelos media do Litoral Alentejano

0

O presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal, João Ludovico, foi eleito a Personalidade do Ano de 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral.

João Ludovico, 25 anos, foi eleito recentemente presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal tornando-se no primeiro alentejano a liderar aquele órgão e no mais jovem do país. É também presidente da Associação dos Bombeiros do Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, e, no último ano, conseguiu desbloquear a aprovação das verbas para as obras de reabilitação do atual quartel da corporação.

Assume ainda o cargo de presidente da Sociedade da Juventude Cercalense que, em 2017, realizou obras na sede da sociedade e recuperou o espaço jovem que passou a prestar apoio a cerca de 30 jovens.

Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social da região, escolheram o evento Sines Tall Ships Festival que se realizou em Sines, entre 28 de abril e 1 de maio,  como o Acontecimento do Ano.

Na ‘Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano’ foram ainda criadas quatro categorias: Inovação; Solidariedade; Desporto e Cultura.

Na categoria Inovação, o vencedor foi a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, pela criação do 1.o vinho maturado no fundo do mar ao largo de Sines. Na categoria Solidariedade foi distinguida a Paróquia de Santa Maria (Vila Nova de Santo André), pelo constante trabalho solidário no Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Lar para Jovens e no trabalho na Cáritas, além de participação em iniciativas solidárias, como a de apoio às vítimas dos incêndios no centro do País.

Na categoria Desporto, foi eleito o Clube Hóquei Patinagem de Grândola, pela subida à 1.ª divisão, tornando-se na única equipa do Litoral Alentejano a jogar na 1.ª divisão. Na categoria Cultura, o realizador siniense Vicente Alves do Ó foi o escolhido pelos órgãos de comunicação social da região pela realização e estreia do filme sobre o poeta Al Berto .

Na Personalidade do Ano, Vicente Alves do Ó e José António Falcão foram alguns dos nomeados. No Acontecimento do Ano, as escolhas também recaíram na seca e consequências para a região e para a Mostra Internacional de Teatro de Santo André.

O Orçamento Participativo e o Odemira Empreende, na categoria Inovação; a Associação TAIPA, na categoria Solidariedade; a atleta de Odemira Ana Viegas (futebol) e a atleta siniense, Ana Sofia Sousa (natação) na categoria Desporto e o Festival Músicas do Mundo de Sines, na categoria Cultura foram também alguns dos nomeados.

A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha de todos os órgãos de comunicação social do litoral alentejano, nomeadamente  a Rádio Miróbriga, a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais O Leme, Jornal Sudoeste e Mercúrio e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região. Na votação final participaram ao todo 10 profissionais da comunicação social.

As distinções, criadas este ano pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que abrange os meios de rádio, televisão e imprensa, vão passar a ser anunciadas todos os anos.

Deixar uma resposta

Share This