Santa Casa da Misericórdia assinalou 500 anos de existência com cerimónia em Alcácer do Sal

0

Os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia foram celebrados ontem (20 de maio 2018) nas instalações da instituição em Alcácer do Sal, com a realização de um colóquio que debateu “O Futuro das Misericórdias” e que contou com a presença do executivo permanente da Câmara Municipal.

Na abertura da cerimónia intervieram o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e o presidente da assembleia-geral da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer, Pedro Lynce.

O edil sublinhou no seu discurso que “as comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal acontecem num ano em que também se assinala outra efeméride: os 800 anos da atribuição do foral Afonsino a Alcácer”, acrescentando que “o percurso histórico da Santa Casa em Alcácer converge com o próprio percurso do município”. O presidente da Câmara referiu ainda que, certamente “com a aposta que o município está a efetuar na investigação da história local, a Santa Casa aceitará uma cooperação que permitirá aprofundar esse estudo em prol das futuras gerações”.

O colóquio que se seguiu contou com a presença do Padre Vítor Melícias, de Manuel de Lemos, Silva Peneda e Maria de Belém, todos eles personalidades de relevo afetas à União das Misericórdias Portuguesas. A cerimónia contemplou ainda a entrega de lembranças aos antigos Provedores da Santa Casa de Alcácer para assinalar esta data.

As celebrações encerraram com um momento musical proporcionado pelo grupo “Vozes do Crato”.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This