Santiago do Cacém com Equipa de Intervenção Permanente a partir de amanhã

0

O Concelho de Santiago do Cacém vai dispor a partir de amanhã de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) que será constituída por cinco elementos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo.

A Equipa de Intervenção Permanente ficará sediada no quartel dos Bombeiros do Cercal do Alentejo o que é considerada por João Ludovico, presidente da Associação, “uma mais valia para a freguesia e para o concelho de Santiago do Cacém”.

Está sediada no Cercal do Alentejo, mas na opinião deste responsável “é uma equipa do concelho e que estará disponível para apoiar em todo o município e mesmo fora dele.”

Para a criação desta equipa a Câmara Municipal de Santiago do Cacém estabeleceu com a Autoridade Nacional de Proteção Civil um protocolo.

O compromisso foi firmado, no passado mês de abril em Monforte, em representação da Autarquia esteve o Vereador com o Pelouro da Proteção Civil, Albano Pereira, e pelo Governo o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

No âmbito do protocolo ficou definido que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Autoridade Nacional de Proteção Civil comparticipam, em parte iguais, os custos decorrentes da remuneração dos elementos da equipa.

As EIP destinam-se a cumprir missões, que, no âmbito da proteção civil, estão confiadas aos bombeiros, garantindo a prontidão na resposta às ocorrências. Têm como objetivo melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, mediante a valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.