Santiago do Cacém: Professores de Santo André realizam percurso literário pela “Rota por Cerromaior” para assinalar o Mês das Bibliotecas Escolares

0

No dia 25 de outubro,  22 professores, na sua maioria do departamento de línguas, da Escola Básica nº 1 de Santo André e da Escola Secundária Padre António Macedo realizaram um percurso pela “Rota por Cerromaior”, em Santiago do Cacém,   para assinalarem o Mês das Bibliotecas Escolares. Em cada momento de paragem, os professores ficaram a conhecer a história de Santiago do Cacém, tendo também oportunidade de usufruir de leituras em voz alta de excertos da obra Cerromaior. Um percurso guiado por técnicos da Câmara Municipal.

A “Rota por Cerromaior”, criada pela Câmara Municipal,  é uma visita, pela mão da literatura e da história, à cidade de Santiago do Cacém, através dos lugares ligados à vida de Manuel da Fonseca e da sua grande obra Cerromaior. Aqui, mais do que em qualquer outro livro, Manuel da Fonseca utilizou como matéria-prima a localidade que o viu nascer e, com toda a liberdade da ficção, recriou Santiago do Cacém a partir, quer da realidade do tempo em que decorre a ação (anos 30 do século XX, mais precisamente o período da Guerra Civil de Espanha), quer das suas memórias de infância.

Estas paisagens descobrem-se a cada passo da obra, cheias de vida e cor, podendo ser identificadas e explicadas em vários recantos da cidade de Santiago do Cacém. Qualquer visitante pode seguir a Rota através das placas que assinalam cada lugar e por um desdobrável explicativo.

Deixar uma resposta

Share This