Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra com uma “dinâmica fortíssima e importantíssima”

0

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, faz “um balanço claramente positivo”, no rescaldo da 2.ª etapa da Presidência nas Freguesias 2019, que decorreu nos dias 29 e 30 de abril e 1 e 2 de maio, na União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, um território com uma “dinâmica fortíssima e importantíssima”, realça o autarca.

Pelo sexto ano consecutivo e com uma comitiva constituída não só pelo Presidente, Vereadores e executivo da União de Freguesias, mas também pelos técnicos da autarquia das mais variadas áreas, a visita teve como objetivo inicial “aprofundar o nosso conhecimento e estar estes dias em contacto com as pessoas, as organizações, as escolas, os equipamentos sociais e as empresas”, refere o autarca.

O autarca destaca as dinâmicas que estão a ser criadas com realce para “a oportunidade de, no Parque Empresarial, visitarmos quatro empresas muito recentes e, ainda, duas clínicas, uma delas para hemodiálise”.

A União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra é “muito grande, tem cerca de 200 km2, é uma freguesia com características, por um lado, muito urbanas que é o caso da cidade de Santiago do Cacém e, por outro, também com caraterísticas rurais, com muita dispersão e com muitos aglomerados urbanos”, afirma o Presidente da CMSC.

Durante a iniciativa houve a visita a alguns espaços na área do turismo, nomeadamente o Alecrim Amazing Glamping & Eco Suites Resort, “um projeto que já existe há alguns anos, mas que agora está com perspectivas de investimento fortíssimo, pretendendo atingir as 600 camas, tornando-se no maior empreendimento turístico do Concelho e um dos maiores da Região, num conceito inovador das glampings e dos bungalows”, destaca Álvaro Beijinha.

Na visita ao Hospital do Litoral Alentejano “estivemos reunidos com o Conselho de Administração onde colocámos várias preocupações, nomeadamente a falta de enfermeiros e de médicos. O próprio Conselho de Administração reconhece as dificuldades e afirmou tentar resolver, mas a questão de fundo está seguramente na saúde a nível governamental”, esclarece o Presidente da Câmara Municipal. Houve também oportunidade de visitar a obra da nova urgência do Hospital do Litoral Alentejano e Álvaro Beijinha refere “que finalmente estão concluídas, estando agora numa fase de colocação dos equipamentos. É certo que é uma resposta nova que vai dar mais condições aos utentes que recorrem ao hospital”.

Ainda, à semelhança dos anos anteriores, decorreu a reunião com o movimento associativo “que é muito dinâmico” e com as associações de pais “que colocaram um conjunto de questões, sendo que muitas não são da responsabilidade da Câmara Municipal. Em todo o caso a Câmara é um parceiro ativo na procura das soluções para os problemas”, concluí o autarca.

A 3.ª etapa da Presidência nas Freguesias 2019 está a decorrer  na Freguesia do Cercal do Alentejo, até ao dia 9 de maio.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.