Santiagro 2019 termina com balanço positivo e expectativas de crescer

0

A 32.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo terminou com um balanço muito positivo. Entre os dias 30 de maio e 02 de junho, mais de 40 mil visitantes passaram pela Feira, usufruindo de um programa repleto de propostas para todas as idades. A inauguração do certame contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, faz um balanço muito positivo desta edição da Santiagro sublinhando que no dia de sábado “batemos o recorde de visitantes em 32 anos com a presença de mais de 13 mil pessoas, o que é notável para um Município que tem 30 mil habitantes, sendo que muitas dessas pessoas eram de fora do nosso Concelho o que é um aspeto muito positivo que contribui para a economia local, nomeadamente para o turismo e restauração”.

Álvaro Beijinha sublinha que é objetivo da Câmara Municipal que os quatro dias de Santiagro sejam “um espaço de oportunidades de negócio e de troca de experiências, que se reflitam para lá destes dias de certame”. O feedback dos empresários e expositores presentes “é positivo, as pessoas estavam satisfeitas e conseguiram fazer os seus negócios, é certo que gostariam sempre de fazer mais”, acrescenta o Presidente da Câmara Municipal.

Com um orçamento a rondar os 230 mil euros, o Município investiu ainda no melhoramento do espaço da Feira, com a remodelação das instalações sanitárias. “Nos últimos anos a Santiagro cresceu de forma sustentável e acreditamos que no futuro terá espaço para dar muito mais e superar a presença dos 40 mil visitantes,” concluiu o Autarca.

A 32.ª Santiagro contou com as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Feira teve mais de 200, que trouxeram muitas novidades.

O Certame tinha para os mais novos e famílias o Espaço Natura que contou com teatro, ateliês, hora do conto, e onde foram projetadas sessões de cinema imersivo a 360º sobre temas relacionados com a Natureza. Este espaço está integrado no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu. As crianças puderam, ainda, mostrar os seus dotes culinários no Clube Pequenos Chefs e realizar batismos equestres. Sempre com muito público o Picadeiro recebeu a tradicional Gala Equestre, a demonstração de Horseball pela Seleção Nacional sub 16, o espetáculo Magia e Fantasia na Floresta, as provas de ensino, os batismos equestres abertos a todos, e a garraiada.

A edição 2019 contou, também, com a apresentação do novo Rum Alentejano pela Destilaria Black Pig, o Chef André Lopes deliciou todos com os pratos apresentados nos showcookings, houve ainda espaço para provas de vinhos e cerveja artesanal, demonstração de arte da cocaria e provas de produtos locais.

Do cartaz musical fizeram parte Djodje, Jimmy P, Bárbara Bandeira e Profjam, e o encerramento da Santiagro este a cargo da fadista Ana Moura.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.