Santo André conquista galardão Eco-Freguesia XXI

0

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) informou a Junta, no dia 24 de maio, que Santo André conquistou o galardão Eco-Freguesia XXI! A ABAE destaca a “preocupação em aferir de que modo a freguesia está alinhada com o conceito de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, a coragem de comunicar de forma transparente o resultado desta avaliação, onde todos (executivo e fregueses) estão implicados”.

A Freguesia de Santo André totalizou 63,8 % nos parâmetros que avaliavam o desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado e que contribuem para a transformação no sentido de uma comunidade mais sustentável.

Recorde-se que a candidatura de Santo André a Eco-Freguesia aconteceu há sensivelmente um ano e, desde aí, têm sido várias as ações e iniciativas integradas neste contexto, além de outras já antes desenvolvidas, que a Junta adicionou à candidatura. “Estamos muito satisfeitos com esta distinção, que entendemos ser um orgulho para Santo André e para a sua população”, congratula-se David Gorgulho, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, que sublinha o facto de se estar apenas “no início de um longo processo. Este galardão é, sem dúvida, um importante reconhecimento do nosso potencial enquanto comunidade orientada para a sustentabilidade e boas práticas ambientais. Mas há muito, muito para fazer. Estamos já a desenvolver um plano estratégico, que contará com uma importante rede de parceiros e que nos servirá de orientação para os próximos anos. É um grande desafio! A participação e envolvimento da população serão determinantes. Temos de conseguir dar este passo!”, conclui David Gorgulho.

A entrega da bandeira verde Eco-Freguesias XXI 2019 e do certificado com o respetivo resultado realizar-se-á no dia 6 de junho, em Braga, num evento integrado no Greefest Braga, que decorrerá na Sala do Capítulo do Mosteiro de Tibães.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.