Começa hoje em São Luís a 5.ª edição da “MONTRAS”

0

Começa hoje e decorre até 7 de setembro a “MONTRAS” – Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís na aldeia de São Luís, concelho de Odemira.

Artistas e artesãos apresentam uma grande diversidade de projetos artísticos nas ruas e nas montras das lojas (em funcionamento ou já fechadas), que se transformam em espaços expositivos que vão dar a conhecer a criatividade local. As são entradas gratuitas.

Nos dias 10 e 11 de agosto, das 17.00 às 02.00 horas as Ruas do Comércio, Igreja e o largo da Casa do Povo serão encerrados ao trânsito, tornando-se assim um amplo espaço comunitário onde se pode jantar numa esplanada e assistir a performances, concertos e animação de rua. A 5ª edição das Montras conta  com artes plásticas, artes visuais, música, poesia, performances, workshops, artesanato e uma mostra de produtos locais.

As intervenções artísticas nas montras serão visitáveis entre os dias de 10 agosto e 7 de setembro em lojas em funcionamento ou encerradas, ganhando assim uma nova vida e tornando-se espaço de exposição. Para honrar as tradições locais da celebração da colheita, será promovida uma festa de encerramento das Montras, a Adiafa, no dia 7 de setembro.

Este evento é promovido pelo movimento Transição São Luís e a  comunidade local – artistas, artesãos, lojistas e habitantes de São Luís, Ateneu do Catorze, Cultivamos Cultura e a Destilaria do Ferrador, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Luís, Casa do Povo de São Luís e Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense.

O evento Montras é um exemplo de organização comunitária, independente, sem fins lucrativos nem apoios financeiros, durante o qual  a Aldeia de São Luís se transforma num Centro de Artes e convívio. Dentro desse espaço descontraído, revela-se a criatividade local, sendo os olhares conduzidos para prédios, casas e lojas antigas, nascendo daí o interesse pela regeneração comercial, urbanística e social da aldeia. Todos os participantes doam a sua arte ou trabalho de forma voluntária, para fazer acontecer as MONTRAS.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.