Sines: APS comemorou o 40º aniversário

0

No dia 14 de dezembro, a APS assinalou o seu 40º aniversário num encontro que reuniu os trabalhadores, no ativo e aposentados, e em que participaram também vários convidados da Comunidade Portuária.

O evento deste ano pretendeu homenagear todos os que, durante quatro décadas, dedicam e dedicaram a sua vida profissional ao desenvolvimento do Porto de Sines, ajudando a consolidar esta infraestrutura portuária no panorama nacional e internacional.

O Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, fez uma retrospetiva do ano que agora termina e salientou os projetos que a empresa tem para o futuro, com vista ao desenvolvimento dos Portos de Sines e do Algarve.

Recorde-se que a APS foi criada pelo Decreto-Lei 508/77, de 14 de Dezembro, que deu início à atividade do que hoje é o maior porto do país em movimentação de carga.

A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspetos.

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Deixar uma resposta

Share This