Sines: Festival Músicas do Mundo faz 20 anos e já tem primeiros convidados para a festa

0

A menos de sete meses do arranque da 20.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, marcada para 19 a 28 de julho de 2018, já são conhecidos os primeiros nomes da programação de concertos.

Dividida entre Porto Covo e a cidade de Sines, esta edição comemorativa do festival promete ser fiel à sua história e aos seus valores, apresentando-se como uma viagem pelo melhor que as músicas do mundo tem para oferecer nos dias de hoje, promovendo a abertura ao Outro pela via da expressão artística.

Para a viagem de 2018, e seguindo uma ordem alfabética, o primeiro nome confirmado é Alsarah & The Nubatones, projeto liderado pela cantora sudanesa Alsarah, que apresenta uma visão contemporânea da herança musical da Núbia.

A segunda confirmação, Antibalas, é um objetivo antigo do FMM Sines, uma orquestra nova-iorquina pioneira na divulgação do afrobeat às novas gerações.

Em 2018, o FMM Sines vai contar também com a presença da banda turca BaBa ZuLa, representante destacado do rock produzido na cena mais underground e cosmopolita de Istambul.

 Kimmo Pohjonen, o músico cuja abordagem ao acordeão revolucionou a música finlandesa de raiz tradicional, volta ao festival para um concerto em que será acompanhado pelas filhas.

Finalmente, está também confirmada a presença do coro Ladysmith Black Mambazo, grupo lendário da música popular sul-africana, vencedor de quatro Grammys, entre 19 nomeações.

O FMM Sines, organizado pela Câmara Municipal de Sines desde 1999, é um festival aberto a todas as músicas: de raiz tradicional, urbanas, alternativas, experimentais, de cruzamento.

Em 2017, venceu o EFFE Award, atribuído pela European Festival Association.

Deixar uma resposta

Share This