Um novo ano de educação artística no Centro de Artes de Sines

0

O início de um novo ano letivo nas escolas do concelho significa também um novo ano de atividades pedagógicas e artísticas nos serviços do Centro de Artes de Sines: Serviço Educativo e Cultural, Biblioteca Municipal e Arquivo Municipal.

O Serviço Educativo e Cultural apresenta-se à comunidade educativa com uma “rentrée” no Pátio das Artes, a 12, 13 e 14 de outubro. Antes, até 28 de setembro, no balcão do Centro de Artes e nas bibliotecas escolares, decorrem as inscrições para os projetos de continuidade: Robots Criativos (para alunos do 6.º ano), Pré(CAS) – Pré-Escolar no CAS, Projeto H – Vida e Arte (pré-escolar e 1.º ciclo) e Visit’Arte (Unidade de Multideficiência e NEE do Agrupamento de Escolas, Escola Secundária Poeta Al Berto e Cercisiago).

Outros programas do Serviço Educativo e Cultural têm inscrições abertas o ano inteiro: os Ateliês de Criação e Experimentação (atividades que variam de acordo com as exposições patentes no centro de exposições), a Experiência DESLOCAR (em que os docentes das disciplinas artísticas e os educadores de infância são convidados a transferir uma aula para o CAS) e os Percursos Culturais (visitas mensais ao Centro de Artes para projetos de apoio a crianças e jovens e utentes dos espaços seniores e da Santa Casa da Misericórdia).

A equipa de mediação de leitura do Serviço Educativo e Cultural garante a ligação aos livros e à leitura com a Hora do Conto (para o pré-escolar, o 1.º ciclo e as famílias) e o “Conta-me histórias daquilo que eu não li” (para alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário).

A Biblioteca Municipal mantém os grupos de leitores “Uma Casa Sem Livros”, com versões para jovens e adultos e para crianças dos 7 aos 10 anos, e promove, ao longo do ano, exposições, espetáculos e iniciativas diversas de promoção da leitura. Entre as mais próximas, destaque para o mercado de livros “Livros ao Pátio”, marcado para 12, 13 e 14 de outubro, em parceria com a livraria A das Artes.

O Arquivo Municipal, em paralelo com o seu trabalho arquivístico e de tratamento do espólio, também se abre à comunidade. Além das visitas guiadas e dos ateliês de continuidade Recoletores de Memórias, Documento do Mês e Arquivista por um Dia, promove este ano sessões de apresentação do Arquivo, designadas “Aprender História no Arquivo”, para todos os interessados na história local e nas fontes disponíveis para a conhecer.

Menção ainda às Aulas de Movimento e Dança do Centro de Artes, que no ano letivo 2018/2019 terão à disposição as classes de Dança Criativa I (4-7 anos), Dança Criativa II (7-12 anos), Técnica de Dança Contemporânea (13-50 anos), Reportório (13-50 anos), Barra de Chão (13-50 anos) e Pilates (a partir dos 18 anos). As inscrições estão abertas na receção do Centro de Artes e o arranque das aulas está marcado para 1 de outubro.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This