V.N. Santo André: Banho de São Romão encanta turistas na Costa de Santo André

0

A recriação do tradicional Banho de São Romão voltou a ser o ponto alto da Festa realizada na Costa de Santo André, entre os dias 7 e 9 de agosto, tendo encantado os muitos turistas nacionais e estrangeiros que por esta altura visitam o Município.

A 9.ª edição da Festa de São Romão – uma organização da Junta de Freguesia de Santo André, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém − voltou a ser um sucesso, sendo mesmo já considerada a melhor de sempre, com uma significativa adesão de público e com grande dinâmica ao longo dos três dias.

O Grupo de Dança Típica da Queimada voltou a recriar com grande detalhe, nos dias 8 e 9, na praia da Costa de Santo André, a tradição do Banho de São Romão, único dia do ano (até meados do século passado) em que a população do interior do Município vinha à praia, tradicionalmente no final da faina agrícola.

Não faltou o habitual farnel, com muitas iguarias locais e regionais – que fizeram as delícias de muitos turistas nacionais e estrangeiros, que foram convidados a juntar-se ao Grupo e a degustar os petiscos – e claro, como não poderia deixar de ser, o banho, com mulheres de saias e homens de calças arregaçadas.

A Festa de São Romão mostrou todo o seu “ecletismo” ao longo dos três dias e não faltaram as frutas, as doçarias e o artesanato da região, bem como uma animação constante, que contou com aulas de zumba e animação musical.

Deixar uma resposta

Share This