Workshops gratuitos na área da Saúde fazem sucesso em Vila Nova de Santo André

0

O projeto “Saúde com ASAS” vai de vento em poupa. A iniciativa, integrada no Plano de Ação da Comissão Social da Freguesia de Santo André, consiste na realização de workshops gratuitos na área da Saúde e conta com uma rede de parceiros que assegura qualidade nas sessões das mais variadas áreas.

O dia 19 de outubro marcou o início de um novo ciclo, com o tema “Psicomotricidade e Relaxamento”, da responsabilidade da Intervir.Com – Associação (Projeto LOCALidades). Fazem também parte da rede de parceiros a Unidade de Cuidados na Comunidade da ULSLA e a Associação para o Planeamento da Família (Projeto Próximus),

E porque a atividade física é uma dimensão importantíssima da nossa saúde, esta foi uma sessão prática, ministrada por Tatiana Carvalho, que consistiu numa aula de ginástica com o objetivo de promover o desenvolvimento psicomotor e o envelhecimento ativo.

Culminou com o relaxamento que visa proporcionar sensações de calma, bem-estar físico e psicológico, diminuindo os níveis de stress e ansiedade. Esta sessão contou com cerca de 30 participantes que realizaram este desafio com bastante entusiasmo e o avaliaram como extremamente positivo.

Recorde-se que os workshops decorrem nas terceiras sextas-feiras de cada mês, entre as 14h30 e as 16h00, nas instalações da Academia Sénior de Artes e Saberes (ASAS), no Bairro Azul, em Vila Nova de Santo André.

David Gorgulho, Presidente da Junta e da Comissão Social da Freguesia de Santo André sublinha aquilo que considera ser “um projeto muito bem conseguido e que tem sido do agrado das pessoas, abordando temas prementes como a gripe e os cuidados a ter com o frio, a alimentação saudável, direitos e apoios seniores, menopausa e andropausa, prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral, ou este último alusivo à psicomotricidade e relaxamento”.

O balanço é, por conseguinte, “muito positivo, com uma ótima adesão, e tem efetivamente contribuído para a discussão, debate e reflexão acerca dos diversos temas apresentados, bem como para a prestação de informações úteis, para o esclarecimento de dúvidas, para a desmistificação de mitos e preconceitos e, claro está, para a promoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Tem sido um importante veículo de promoção do desenvolvimento psicomotor e do envelhecimento ativo junto dos nossos seniores”, conclui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This